Orbit Recomenda - de 28/4 a 4/5
Trabalhar enquanto todos descansam; descansar enquanto todos trabalham
Bom dia comunidade
Como estão vocês nesses finalmentes de abril?
Haja trabalho antes que o feriado do trabalho chegue para nos dar um descanso.
Por aqui, estamos em espírito de festa com a chegada da exposição de Andy Warhol, uma empreitada monumental reunindo mais de 600 obras do mestre da pop art norte americana com inauguração nesta quinta no Museu da Faap. Com curadoria de Priscyla Gomes e Amber Morgan, a mostra conta com mais de 600 obras, vindas do The Andy Warhol Museum (Pittsburgh/EUA). Tem sopas Campbell e tem Marlyn Monroe – claro! – mas tem também um monte de obras que a maioria de nós não conhece, nesta que é a maior mostra dedicada ao artista já realizada fora dos Estados Unidos. Apenas vejam
Os ingressos estão indo rápido, e a gente recomenda demais comprar com antedência. (Comprando por esse link, uma pequena porcentagem da venda é repassada para o Orbit, que nos ajuda a manter o guia de pé e gratuito ; )
Nos deixa bem contentes também ver que o Nômade Festival criado por Juliano Libman e Luiz Restiffe, vai fincando raízes e chega à sexta edição com um line-up que costura diferentes gerações da Música Brasileira: Jota.pê, João Gomes, BaianaSystem, Ney Matogrosso, Daniela Mercury, Alcione, em pleno sol do parque Villa-Lobos no sábado e no domingo. (Houve uma época, final dos anos 1990, onde shows enormes no parque do Ibirapuera eram totalmente gratuitos, dentro de um projeto chamado Pão Music, mas isso é papo de velho…)
Não é Greg News, não é Porta dos Fundos, não é a coluna da Folha de S.Paulo, mas é sempre humor inteligente e bem cuidado. Personalidade inconfundível da mídia, Gregório Duvivier chega aos palcos de São Paulo com O Céu da Língua homenageando a língua portuguesa, a importância das palavras e da linguagem. Para quem só gosta de dramas metafísicos não vale a pena, mas a vida é feita de pluralidade.
Enquanto isso, no Municipal, temos uma nova versão de uma das óperas mais famosas de Mozart, Don Giovanni, dirigida por uma personalidade do circo paulistano, Hugo Possolo, um dos fundadores do Parlapatões. Vocês sabem como nós, aqui no Orbit, adoramos esse entrecruzamentos entre as linguagens, entre o chamado erudito e o chamado popular (com todas as armadilhas dessa dicotomia) , entre dois tempos históricos e duas geografias tão diferentes. Vão lá ver e depois nos contem.
Dentro dessa ideia de trânsito temos também na cartola um Shakespeare para crianças, ou melhor, um espetáculo sobre o próprio bardo inglês, quando menino, descobrindo o teatro. A gente jura que seu filho/a não precisa saber recitar “ser ou não ser” para curtir essa empreitada da Cia Vagalum Tum Tum. É acessível, é delicada e vale a visita ao Sesc Bom Retiro (com coreano, Shoshana Delishop ou qualquer outra maravilha gastronômica do bairro depois).
É isso gente. Às vezes a gente até esquece o que está por trás dos feriados. Que este primeiro de maio nos ajude sempre repensar o trabalho: como corrigir rotas, por que direitos vale a pena lutar e como nos manter em dia com a fluidez dos novos tempos sem se deixar levar por qualquer novidade boba que se apresente. Por aqui a gente garante: acreditamos demais no que fazemos.
Ótima semana para todos nós,
Gabriela Longman
Lígia Ishida
Editoras do Guia Orbit