Orbit Recomenda - 7 a 13/4
Dançar, escrever, testar, iluminar, circunscrever, saracotear
Bom dia comunidade;
Segunda-feira fria. Como andam os ânimos por aí?
Aqui nós estamos ansiosos esperando pelo último show do Gil a partir do próximo dia 12/4 (Dá para escrever isso sem titubear? Será que é o último mesmo?). Falaremos disso ao longo da semana. Mas antes disso, fazemos um giro por aí: Tenesse Williams, Mercedes Sosa….
…. e Antoni Muntadas. Catalão radicado em Nova York desde os anos 1970, Muntadas é um dos principais nomes da arte multimídia. Com curadoria de Diego Moura, uma exposição inédita foi pensada especialmente para o espaço de convivência do Sesc Pompéia, com luminosos, vídeos e outros dispositivos que questionam a crescente vigilância e controle dos espaços urbanos, em detrimento dos espaços públicos cada vez mais escassos. Tipo de exposição que funciona bem para levar crianças, ela é um manifesto pertinente sobre os rumos (ou a falta deles) nas nossas cidades. Vejam, vejam e depois nos contem.
Filha de pai baiano e mãe gaúcha, Indiana Nomma nasceu em Honduras, na América Central, e teve a infância marcada por diversas culturas e lugares onde viveu: México, Portugal, Nicarágua e Alemanha Oriental. Foi aos 4 anos de idade, nos ombros do pai, que viu Mercedes Sosa cantar em praça pública. E é esse repertório da cantora argentina que marcou completamente o cancioneiro latino-americano (“cantando al sol como la cigarra”) que ela apresenta no Blue Note, em pleno meio de semana, com direito a ver a Paulista do alto do belo terraço no Conjunto Nacional.
No teatro, tem a volta de um espetáculo inspirado pela obra e pelo universo do dramaturgo norte-americano Tennessee Williams (1911-1983). Com dramaturgia de Marcelo Braga e Luís Filipe Caivano, "Tennessee Williams Deve Morrer" transita entre elementos da vida do escritor – como sua relação com a sexualidade, os traumas familiares e o alcoolismo – e uma visão contemporânea/crítica sobre o próprio fazer teatral, com aquela estrutura de “peça dentro da peça”. A gente gostou, vejam se gostam.
Tem ainda um espetáculo de dança “Poemas Brasileiros” da companhia Faces Ocultas, construído a partir de trechos de canções de amor e histórias soltas entre os bailarinos (apresentação gratuita no CCSP!) e, para os pequenos animados, os loucos do Sonhatório — aventura deliciosa com personagens feitos com bacias, copos, pratos e sacolas plásticas no Sesc 14 Bis (com direito a comer carboidratos maravilha pelo Bexiga depois).
É isso. Vamos sempre girando e girando por aí (sem tontura!)
Vocês viram nossas recomendações de 5 documentários para ver no É Tudo Verdade? (Vai até sábado….) O que vocês têm visto de bom?
Escrevem para a gente contato?
Ótima semana para todos nós
Gabriela Longman
Lígia Ishida
Editoras do Guia Orbit