Orbit Recomenda - 30 de setembro a 6 de outubro
Bom dia comunidade;
Como andam vocês por aí? Outubro chegando, mês de Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, Flip, Dia das Crianças... e a gente, como sempre, se equilibrando para dar conta de tudo! Haja energia!
Nossas recomendações de hoje começam com a leva de cinco jovens pianistas internacionais que desembarcam na cidade para o Festival Chopin: Alexander Gadjiev (Itália-Eslovênia), Tony Yang (Canadá), Piotr Alexewicz (Polônia), Sophia Liu (Canadá/China) e Jakub Kuszlik (Polônia). A gente destaca o concerto de Tony Yang, que acontece no Theatro Municipal, mas os ingressos estão no fim e os outros quatro na Sala São Paulo valem muito a pena também.
No sábado abre uma das exposições mais esperadas do calendário – a 38a edição do Panorama do MAM. Com o título de "Mil graus" a curadoria de Germano Dushá, Thiago de Paula Souza e Ariana Nuala apresenta 34 artistas de 16 estados brasileiros e é a ocasião perfeita para quem quer conhecer uma nova geração de artistas, como Gabriel Massan (em cartaz também com uma individual na Pinacoteca). Como a marquise do Ibirapuera em reforma, a mostra acontece no MAC-USP, também dentro do complexo do parque. Para quem nunca foi, é uma ótima deixa para subir até o Vista Restaurante, um dos terraços mais especiais para apreciar a cidade do alto.
E tem "MONGA", solo teatral em torno da história de Julia Pastrana (1834-1860), mexicana que ficou conhecida vulgarmente como mulher-macaco e se tornou uma das grandes inspirações para os Freak Shows espalhados pelo mundo. Depois do sucesso no festival Mirada, o monólogo interpretado e dirigido por Jéssica Teixeira faz uma temporada curta no Sesc Paulista.
Na próxima semana a gente faz um especial só sobre programação infantil de outubro – porque a verdade é que todas as instituições acabam dando uma caprichada no mês da criança. Enquanto isso, a dica é a estreia do musical sobre o ursinho Pooh, com marionetes em tamanho real dos personagens meigos e quase centenários. Certos clássicos não envelhecem ; )
Para terminar, uma pergunta que sempre nos move: "O que você faria se tivesse coragem"? O mote está no centro do novo livro da Daniela Arrais, jornalista, fundadora da Contente.vc e uma dessas figuras que a gente segue de pertinho, admirando a maneira que ela tem de costurar discussões sobre internet, maternidade, luto e memória. Na quinta ela lança o livro "Para Mulheres que não tem Coragem", na Megafauna, com um debate junto da psicanalista Elisama Santos e da escritora Andréa Del Fuego (Quem aqui leu "A Pediatra"?) sobre o fenômeno da impostora.
É isso. Sempre mais, sempre tanto. Para quem ainda não parou e pesquisou vereadores/as, esse é o momento, lembrando que a cidade que teremos no futuro depende das lideranças que somos capazes de eleger – e depois acompanhar atentamente. Vamos juntos?
Ótima semana para todos nós.
Gabriela Longman
Lígia Ishida
Editoras do Guia Orbit